09 janeiro 2013

Parto domiciliar planejado.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que o melhor lugar para o parto, é onde a MULHER se sente segura! Pode ser no hospital, casa de parto ou em casa, o importante é que a mulher esteja confiante!
Apesar de todas as especulações sobre o parto domiciliar, riscos de infecções, riscos de uma "possível emergência", "algum problema", e blá blá blá - pesquisas apontam que não há maior ou menor risco no parto domiciliar PLANEJADO em gestantes de baixo risco! Sempre é bom lembrar que o parto precisa ser assistido por algum profissional, que fica à escolha da mulher. Pode ser por um GO (ginecologista obstetra), EO (enfermeira obstetra), Parteira tradicional ou Obstetriz (novas parteiras). Pelo menos um desses profissionais você precisará, mas pode ter mais de um, é claro a casa é sua, você quem manda, você decide a equipe. Você pode ainda querer um neonatologista, mas não é obrigada, fica a critério da mulher, e vem ainda a Doula, você pode querer uma ou mais, mas a Doula só pode assistir um parto domiciliar se tiver um profissional responsável, já que a função de assistir o parto tecnicamente não nos compete!
Mas então vamos lá para a parte boa, os benefícios do parto domiciliar..
Além de você ter liberdade total na escolha da equipe, você está na sua casa, no seu cantinho, com toda energia boa do lugar, todo aconchego do lar. Você se sente livre pra tomar suas decisões, afinal está em casa, caminha a hora que quer, deita, dorme, se alimenta, se diverte, faz ligações, vocalização, enfim coisas que você não faria num hospital, por ser na maioria da vezes um ambiente intimidador, branco, frio, com pessoas entrando e saindo sem sua autorização, afinal, lá o ambiente é deles e não seu.
Em casa, você pode ter quantos acompanhantes quiser, se tem alguém que possa acrescentar de alguma forma, ajudar, apoiar, chame. Mas atenção, normalmente mães e sogras dão trabalho, pessoas que tem medo do parto, não vão ajudar, pelo contrário podem intimidar, pense bem em quem convidar, não se sinta na obrigação de convidar ninguém, não siga protocolos, siga seu instinto.
Você prepara o ambiente a seu gosto, enche a banheira, ascende o incenso, põe o repertório previamente preparado pra tocar, suas músicas, seu gosto, seu momento! Apaga as luzes, ascende as velas. Vai ao quarto do bebê, escreve uma carta. Faz tudo o que tiver vontade, é a sua casa, seu parto, seu bebê!
Tem como não se sentir confortável assim?
Sem contar que você se livra e livra seu filho de um monte de procedimentos de rotina DESNECESSÁRIOS e muitas vezes constrangedores dos hospitais. Você tem seu filho nos braços assim que nasce, põe pra mamar, da afeto, amor, coruja um pouco.
Nada de ocitocina farmacológica em você, episiotomia, analgesia.. Nada de nitrato de prata no bebê, nada de aspiração. Afinal, se o bebê está bem, respirando, chorou, qual o sentido de aspirar? Mas infelizmente é rotina na maioria dos hospitais.
Claro que você pode fazer um plano de parto para um parto hospitalar, colocando todas as suas vontades, e deixando claro os procedimentos que não aceita, mas nada garante que ele será seguido, a não ser que mesmo assim, você escolha sua equipe e ela seja humanizada.
É um momento muito especial a vinda de um bebê, então tudo precisa ser bem planejado.
Ter um bom parto, gostoso, respeitoso, um nascimento digno, com amor e carinho é possível sim! Só depende de você, de suas escolhas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário