Meus ideais

"Humanizar é dedicar-se a outrem com a pureza do coração." Por Jose Lins


Penso que parto com amor, é um direito de toda mulher, independente da classe social.
Sonho com o dia em que todas tenham acesso a informações baseada em evidências científicas, que formem suas próprias opiniões sobre o assunto, e que sejam respeitadas. Sem terrorismo obstétrico, sem violência no parto.
O alto índice de cesárea no Brasil, só existe porque as pessoas não sabem dos riscos e, apesar da OMS recomendar a taxa de 15% de cesáreas,  no Brasil elas são feitas sem nenhum motivo, apenas por comodidade de obstetras e parturientes, chegando ao índice de 80%. Mas esse índice com certeza diminuiria com informações.
Temos uma longa batalha pela frente, mas precisamos dar continuidade a esse movimento que já começou, e que aos poucos vai tomando conta do nosso país - a humanização do parto.



Defendo:

- Direitos de escolha da mulher.
- Maternidade consciente.
- Parto natural humanizado, hospitalar e domiciliar.
- Amamentação prolongada.
- Criação com apego.
- Recomendações da OMS.


Repudio:

- Clínicas que cobram mais por um parto normal que cesárea, pensando no melhor custo x benefício para si, pondo vidas em risco.
- Obstetras (e outros profissionais), que tem valor diferenciado para parto normal em datas festivas, ou simplesmente não fazem, arrumando desculpas para agendar uma cesárea. Ou aqueles que só fazem parto pelo plano de saúde se for cesárea, parto normal só particular.
- Protocolos de maternidade que desrespeitam a mulher e o vínculo mãe/filho.
- Todo tipo de violência contra a mulher e criança.
- Métodos de educação que incentivam a violência.














Nenhum comentário:

Postar um comentário