Quem não conhece alguém que diga essas frases: -Não tive dilatação. -Só dilatei 2 cm. -Não tive passagem..
Vamos esclarecer uma coisa? TODA MULHER DILATA!
Então qual o motivo de tantas cesáreas com o mesmo argumento?
Começa com a péssima consulta de pré-natal!
Quem aqui ficou mais de 20 min em uma consulta?
Quem teve informações sobre como IDENTIFICAR O TRABALHO DE PARTO? Quem conversou sobre as dores do parto, incômodos, medos, tirou dúvidas, recebeu apoio, indicações de exercícios, como cuidar do períneo para evitar lacerações?
Essas consultas são muito superficiais, servem apenas para marcar exames, ver os resultados, saber como mãe bebê estão. Não deveria ser assim!
O parir e nascer é um momento tão importante que se deve ter o máximo de informações detalhadas e embasada em evidências sobre todo o processo.
O que eu vejo, é que muitas gestantes vão à maternidade sem saber o que vai acontecer. São muitas dúvidas, e consequentemente a insegurança bate.
Aí é que mora o perigo.
No final da gestação vem aquela ansiedade louca de conhecer o bebê, que junto com cansaço físico, emocional e falta de informações podem ser fatal.
Logo que a mulher sente uma dorzinha diferente, corre para a maternidade e logo identificam como TRABALHO DE PARTO, o que na verdade era apenas pródromos (contrações irregulares que podem durar até dias antes do TP EFETIVO), e então ela fica lá deitada por horas esperando a dilatação com a famosíssima ocitocina farmacológica, que vai aumentar MUITO a dor, mas não vai adiantar em nada, afinal "A fruta não cai da árvore antes do tempo" e por mais ultrapassada que pareça essa frase, é assim que é!
Fora do trabalho de parto não tem chá de canela, sémen ou ocitocina que faça o bebê nascer.
(Sémen sim! Transar é ótimo para acelerar o TP portanto se sentir vontade, aproveite!)
Apenas uma cirurgia consegue trazer o bebê ao mundo fora do TP. Então se não dilatou, não estava em TP!
Existem alguns casos raríssimos de desproporção céfalo-pélvica que aí sim deve ser feita a cesárea, mas só é possível identificar durante o trabalho de parto e NÃO tem relação nenhuma com peso ou altura da mãe e do bebê, nem com a idade da gestante.
Como eu disse, são casos raros. Não é possível que sua filha + irmã + vizinha + tia + amiga + sobrinha + avó + o bairro todo façam parte desse grupo não é?
Então tenha calma, não vá à maternidade com dorzinha, se você ficar em casa esperando, meditando, se concentrando nos sinais que seu bebê manda, VOCÊ VAI SABER a hora de ir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário