07 outubro 2012

O que é Doula?

Antes do meu curso, vieram me perguntar o que era uma Doula e depois de explicar, ouvi:
- Ah, isso é besteira. Já tem o médico lá..

Em 1º lugar, a Doula NÃO FAZ o que um médico faz, e muito menos o médico vai fazer o que faz uma Doula. Um médico não vai ficar segurando sua mão dizendo o quanto você é linda, e que seu corpo é perfeito para o parto.

Antigamente, no tempo de nossas avós e bisavós, quando os partos aconteciam em casa, quem acompanhava a parturiente? Chamava-se a parteira, a mãe, as tias e primas mais velhas.. Enfim, pessoas com experiência, que já tinham tido seus filhos. Essas pessoas ajudavam a mulher a parir, mas as ajudavam de verdade, com palavras incentivadoras, segurando a mão, mostrando que ali tinha muitas pessoas que se importavam com ela e com seu filho. Você acha que isso é besteira? Então vamos lá, vou dar um exemplo que tirei da minha apostila do curso..

Você decidiu percorrer os quase 500 km da estrada Rio-Santos a pé. A estrada é famosa por suas lindas paisagens, mas percorrê-la a pé é uma tarefa trabalhosa, que demanda planejamento e muita determinação. Imagine-se informando seus amigos, família, colegas de trabalho, sobre sua decisão. Imagine a gama de atitudes diferentes que eles terão com você. Desde ares debochados (a pé, você que nunca caminhou até a padaria?), de desdém (ah, eu já fiz isso.. difícil é escalar o Everest...), de medo (jura? Mas você não tem medo de morrer atropelada?), de zombaria (é... agora você pirou de vez...). Mas imagine sua amiga especial que se entusiasma, promete te apoiar, manda alguns artigos sobre o roteiro, pergunta como estão seus planos, elogia você diante dos amigos em comum, briga pelo seu sonho, enfim: veste a sua camisa.
(exemplo tirado da apostila do curso de formação de doulas - GAMA)
Não seria maravilhoso se todos agissem assim quanto ao seu sonho?

Era assim que as acompanhantes agiam antigamente, não parece mais fácil? Quando se passa por alguma situação difícil, mesmo quando sabemos que o resultado é satisfatório, precisamos de alguém querido do nosso lado. E com a modernidade, partos nos hospitais isso acabou. Depois conseguiram incluir o pai no parto hospitalar, mas também é difícil pra ele, ele não sabe o que é parir, não sabe o que é normal, e o pai também precisa de apoio nessa hora, afinal é a mulher e filho dele que estão ali, normalmente eles também ficam comprometidos emocionalmente.
É aí que entra a Doula. A doula não substitui o pai, pelo contrário, ela faz com que ele participe de forma ativa naquele momento, mostrando o que ele pode fazer para ajudar na hora do parto, incentivando  o afeto entre o casal.

Durante as consultas antes do parto, a doula tem um papel informativo. Explica as diferentes forma de parto,  métodos farmacológicos utilizados em hospitais, os métodos não farmacológicos utilizados por ela para alivio da dor, posições e tipos de respiração que ajudam na hora do parto, tira as dúvidas do casal, mostra o que é MITO x REALIDADE, sempre baseado em evidências científicas. Para então, o casal decidir como será o parto, o que eles querem, e o que não querem e, por fim é feito o plano de parto de acordo com os desejos do casal. Durante o trabalho de parto, e parto a doula coloca em prática tudo que foi ensinado a mulher, faz massagens em pontos específicos para relaxamento, banho, bola, incentiva a mulher, ajuda a encontrar uma posição confortável, e inclui o pai nesse processo. Sempre respeitando os desejos da mulher, cuidando de tudo para que o parto seja perfeito e inesquecível para o casal. No pós-parto imediato, a doula coloca o bebê para mamar, aumentando o vínculo de afeto mãe/filho, ajuda a mãe nos primeiros cuidados com o bebê e amamentação.

Quando a nova família já está em casa, a doula faz visitas oferecendo apoio na adaptação dessa nova fase, e auxilia no que for preciso.

É importante dizer que doula não é parteira, aliás, doula NÃO PODE fazer parto, e também não pode fazer nenhum procedimento médico, como verificar pressão, batimentos cardíacos, exame de toque, entre outros.

A doula cuida para que os desejos, privacidade e diretos da parturiente seja respeitado.

Diminui em 50% as taxas de cesárea,
                  20% a duração do trabalho de parto
                  60% os pedidos de anestesia
                  40% o uso da ocitocina
                  40% o uso de fórceps.
Menor índice de depressão pós-parto, amamentação exclusiva e de livre demanda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário