05 outubro 2012

Riscos de uma cesárea eletiva...

Que tal escolher o dia que seu filho vai nascer? Pode programar uma festinha na volta pra casa, da pra fazer as unhas, cabelo, maquiagem e ninguém é pego de surpresa. Pode escolher até mesmo a personalidade do seu filho, não é ótimo? NÃO! É terrível! 

Então vamos entender um pouquinho como são os partos no Brasil, e os riscos de uma cesárea desnecessária. 

O índice de cesárea nas maternidades privadas do Brasil é de 80 a 100%, enquanto na rede pública é de 27,5%.. Porque será? Será que mulheres com dinheiro vieram com defeito de fábrica? Toda mulher é capaz de dar a luz sem intervenções! São raríssimos os casos que não. Mas rotineiramente, isso só não é possível, quando se tem um obstetra cesarista, que quer ganhar seu rico dinheirinho rápido pra não perder o feriadão.
O risco de uma cesárea eletiva já começa ao marcar a data. Seu bebê é quem tem que decidir, cada dia a mais que ele fica com você, é de extrema importância pra ele. A partir de 38 semanas, o bebê não é mais prematuro, mas isso não significa que já pode nascer, ele continua acumulando gordura para manter a temperatura quando nascer, e os pulmões ainda precisam amadurecer. Por isso tem tantas crianças com problemas respiratórios hoje em dia. (E as pessoas só falam na poluição..)
A cesárea, é uma cirurgia de médio porte, o obstetra faz um corte em várias camadas, até chegar ao útero e pode acabar lesionando o bebê.  Além disso, o risco de morte para o bebê é 10 vezes maior que em parto normal, e para a mãe, é 4 vezes maior. É difícil encontrar a dose certa de anestesia, pois uma dose que é suficiente pra mim, pode ser alta para outra mulher e bebê, e é aí que mora o maior perigo. Infecção hospitalar também é muito comum. Outro fator contra a cirurgia, é que o corpo da mulher demora mais para voltar ao normal, e casos de depressão pós-parto são mais frequentes. 

O parto, é um processo que mãe e filho precisam viver, e quando isso não acontece, vem a frustração, o bebê demora pra perceber que já nasceu, a mãe custa a entender que seu bebê não faz mais parte dela, porque ele foi arrancado dela, não passaram pela transição necessária. Isso afeta o vínculo de mãe e filho.

E pra quem acredita, segundo os astrólogos, o bebé nasce com uma dualidade na personalidade (situação astrológica natural x situação astrológica forçada).

O parto normal é mais seguro e o vínculo se torna maior, pois mãe e filho trabalham juntos para chegar ao resultado final, que é o bebê direto pro colo da mãe, recebido com todo amor por quem soube respeitar o seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário