17 novembro 2012

Vida após amamentação...

Existe alguma coisa melhor que amamentar? O vínculo que se forma entre mãe e filho durante a amamentação é inexplicável. Poderia até dizer que "TUDO FOI PENSADO". A posição em que o bebê fica, olhando com admiração e gratidão pelo alimento e amor que recebe nesse momento, demonstra o quanto esse ato é importante para o seu desenvolvimento físico e emocional.
Mas infelizmente, chega o dia em que nossa cria cresce e para de mamar, e nos sentimos abandonadas.. É a 2ª vez que o cordão umbilical é cortado. Mas acredite, HÁ VIDA APÓS A AMAMENTAÇÃO!
É importante mantermos esse momento de afeto mesmo quando a amamentação é interrompida, o bebê não quer mais o leite, mas não quer dizer que não quer mais amor, e é claro que não existe uma regra de substituição, mãe e bebê vão encontrar o melhor modo juntos.
Eu, particularmente, aproveito o momento de fazê-la dormir. As pessoas normalmente não entendem o fato de eu ainda cantar enquanto nino ela em meu colo, mas é o NOSSO momento. Cada dia percebo que ela demora um pouco mais pra dormir enquanto eu canto, mas nesse tempo em que ela ainda não dormiu, ela fica me olhando com admiração, percebo o olhar dela de ternura, gratidão, amor. É um olhar que me sinto na obrigação de retribuir, e na verdade não tem como NÃO QUERER. Eu sentada no chão, com pernas de índio, ela em meus braços, protegida, aconchegada, sendo levemente balançada e o NOSSO repertório.. É indescritível! Percebo a evolução dela, quanto mais amor e atenção eu dou, mais independente ela se torna. É a prova de que amor não "MIMA", mas ENSINA. Se seu filho sente que pode contar com você, que você vai estar sempre ali para ajudá-lo quando ele precisar, ele vai ganhar auto-confiança. Quando eu preciso sair sozinha, consigo deixar a Camille com outras pessoas, mesmo as que ela convive pouco. Ela sabe que eu vou voltar, sente que eu não a deixaria com qualquer pessoa. Ela brinca, come, dorme normalmente, e quando eu chego me abre um sorrisão, e eu fico com a certeza de dever cumprido, pois sei que dou amor, e educo sem traumas, sem castigos, sem prisões. Você quer um filho independente? Dê amor, mostre que ele vai cair, vai se machucar, vai errar, mas  que você vai estar sempre ali. Dê liberdade, dê asas, mostre o certo e errado, mas mais do que isso FAÇA O CERTO! Não adianta pedir para ele não gritar, gritando com ele. Dê o exemplo, palavras não servem quando usadas da boca pra fora!
Aproveite seu tempo com ele, aumente o vínculo, brinque mas não esqueça que ele não precisa apenas de brincadeiras, colinho de mãe é bom com qualquer idade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário